sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ciclone terá grande impacto na biodiversidade de Mianmar

A passagem do ciclone Nargis terá um impacto devastador sobre a fauna e flora do sul de Mianmar, considerado o país de maior biodiversidade do Sudeste Asiático, alertaram grupos conservacionistas nesta quinta-feira (15).

A região do delta do rio Irrawaddy, a mais afetada pela tempestade, é o habitat de dezenas de espécies em perigo de extinção, entre elas o golfinho de água doce, embora a maioria destes animais vivam mais ao norte do delta.

Alan Rabinowitz, diretor da organização Panthera, com sede em Nova York, advertiu que a demanda de matérias-primas para os trabalhos de reconstrução trará consigo um aumento da poda de árvores no norte de Mianmar.

Já Brian Smith, analista na Tailândia da Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre (WCS), indicou que as conseqüências do ciclone acabarão com as populações de golfinhos de água doce na região do delta. Outras espécies afetadas, segundo Smith, serão os crocodilos e as tartarugas.

O delegado para a Ásia da WCS, Colin Poole, teme que após o ciclone ocorra, no sul de Mianmar, uma tragédia ecológica similar à ocorrida depois do tsunami de 2004, que dizimou as comunidades de tigres e elefantes. "No curto prazo, as pessoas precisarão de comida e terão que reconstruir suas casas, mas no médio ou longo prazos, o ecossistema se verá ainda mais afetado", destacou Poole.

O regime do país já admite mais de 34 mil mortos e quase 28 mil desaparecidos após o Nargis, embora a ONU (Organização das Nações Unidas) calcule entre 60 mil e 100 mil mortos, 220 mil desaparecidos e mais de dois milhões de desabrigados. (Folha Online)

Nenhum comentário: