quarta-feira, 7 de maio de 2008

Brasil terá dificuldade para combater desmatamento este ano, diz ministra

Por Ivan Richard, da Agência Brasil

Brasília - O Brasil terá grandes dificuldade para conter o desmatamento em 2008 e manter o retrospecto de três anos consecutivos de queda nos índices de derrubada nas florestas. A afirmação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou nesta segunda-feira (5) da abertura do 1º Seminário Nacional de Combate à Desertificação, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“É um período difícil, com estiagem que se prolongou. Período em que tivemos elevação de preços de algumas commodities agrícolas e, ao mesmo tempo, um período eleitoral, em que a ação de fiscalizar e combater fica sem reflexo nos espaços locais”, argumentou Marina Silva. Para a ministra, o governo federal terá que “ter mais agilidade e capacidade de resposta” para que se mantenha os índices negativos de desmatamento.

“Temos que interagir mais fortemente com os setores que estão atuando em conjunto, como Ibama, Polícia Federal, Exército, Polícia Rodoviária Federal e os agentes locais”, afirmou

A ministra ressaltou que algumas medidas do governo contra os municípios campeões em desmatamento têm contribuído para diminuir o desmatamento da Amazônia. Essas localidades estão impedidas, por exemplo, de contrair empréstimos públicos.

“Foram tomadas medidas fortes, como a moratória aos 36 municípios [da Amazônia] que mais desmatam, a resolução do Conselho Monetário que proíbe crédito para áreas ilegalmente desmatadas, a criminalização da cadeia produtiva para quem desmata, produz e compra produto de áreas ilegalmente desmatada. Com isso, esperamos uma redução do desmatamento."

Crédito de imagem: Antonio Cruz/ABr

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: