quinta-feira, 8 de maio de 2008

Brasil e Índia são os primeiros em consciência ecológica e EUA, os piores

Brasileiros e indianos são os mais cuidadosos com o meio ambiente, demonstrando essa preocupação em seu estilo de vida, segundo uma lista elaborada com base em atitudes e hábitos de consumo em todo o mundo divulgada na quarta-feira (7) nos Estados Unidos.

O estudo da National Geographic Society mediu o impacto econômico dos estilos de vida dos consumidores em 14 países para estabelecer o denominado "Greendex" ('índice verde') em quatro áreas básicas: habitação, transporte, alimentação e bens de consumo.

Segundo a pesquisa, os moradores de países em desenvolvimento são os mais preocupados com o impacto de seus estilos de vida no meio ambiente e seus hábitos de consumo refletem tais inquietações.

A maior consciência ecológica foi registrada no Brasil e na Índia, empatados no começo da lista com 60 pontos, seguidos de China (56,1), México (54,3), Hungria (53,2) e Rússia (52,4).

Dos consumidores de países ricos, os britânicos, alemães e australianos obtiveram 50,2 pontos; os espanhóis, 50,0 e os japoneses, 49,1.

Con 44,9 pontos, os americanos ficaram na lanterninha do Greendex, que os considerou os menos propensos a utilizar o transporte público, a bicicleta ou caminhar para seus traslados, além de serem os que consomem menos alimentos de produção local. Só 15% das pessoas ouvidas declararam que economizam o uso de água corrente.

A pesquisa foi realizada por GlobeScan para a National Geographic. (Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: