segunda-feira, 19 de maio de 2008

Bolsas de plástico serão cobradas na China, para lutar contra a poluição

As bolsas de plástico deixarão de ser gratuitas a partir do dia 1º de junho na China, segundo uma nova lei que pretende lutar contra a chamada "poluição branca".

A medida é justificada na necessidade de proteger o meio ambiente em um país no qual por qualquer compra, por pequena que seja, se entregam bolsas plásticas gratuitamente em mercados e lojas.

A regulação foi elaborada pelo Ministério de Comércio, pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pela Administração Estatal de Indústria e Comércio.

Os comerciantes serão multados em até US$ 1.433 se derem bolsas plásticas, mas serão eles que vão fixar os preços, que nunca serão inferiores ao custo.

A disposição também esclarece que as bolsas deverão se ajustar aos padrões nacionais e serem compradas das empresas produtoras, atacadistas ou importadores devidamente autorizadas.

A normativa não se aplica às embalagens plásticas usadas por higiene e segurança de produtos alimentícios, tanto crus como cozidos.

A campanha, anunciada a vários meses, originou o fechamento em janeiro da maior fábrica de bolsas plásticas do país, na província de Henan, que produzia anualmente 250.000 toneladas do produto.
(Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: