sexta-feira, 16 de maio de 2008

Aquecimento global põe urso polar em risco de extinção

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie que corre perigo de extinção e que requer uma proteção especial, anunciou o secretário para os assuntos internos encarregado dos parques nacionais, Dirk Kempthorne.

O anúncio, feito nesta quarta-feira (14), vem um dia depois que a Justiça do país estabeleceu um prazo para que o governo tomasse uma decisão sobre a colocação do urso polar sob proteção de um programa do governo do país.

Subhankar Banerjee/AP
Urso polar caminha na região do Ártico; Estados Unidos avaliam que animal está em risco de extinção, em razão do aquecimento global
Urso polar caminha na região do Ártico; Estados Unidos
avaliam que animal está em risco de extinção, em razão do aquecimento global

'Hoje, classifico o urso polar como uma espécie ameaçada, em virtude da lei sobre as espécies ameaçadas', declarou Kempthorne durante uma entrevista coletiva.

Esta decisão se baseia principalmente "no importante desaparecimento, nas últimas décadas, do gelo polar, crucial para a sobrevivência deste animal", explicou.

Além disso, modelos feitos por computador indicam que "o gelo ártico vai provavelmente continuar derretendo no futuro", acrescentou.

Para tomar a decisão, o órgão se baseou em estudos feitos por seus próprios cientistas que constataram que a diminuição do gelo no Oceano Ártico na região do Alasca e do Canadá poderiam resultar no desaparecimento de dois terços dos ursos polares em cerca de meio século, segundo fontes do governo.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: