quarta-feira, 14 de maio de 2008

Após saída de Marina, Câmara aprova MP que pode aumentar desmatamento

No dia em que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Câmara aprovou uma medida provisória que pode contribuir para o desmatamento na Amazônia, na visão de ambientalistas. Governistas dizem que a MP apenas regulariza uma situação já comum na região.

A MP 422 ampliou de 500 para até 1,5 mil hectares a área que pode ser concedida pela União na Amazônia Legal sem licitação. Aprovada pela Câmara, a proposta vai agora ao Senado.

O líder do PV, Sarney Filho (MA), afirma que a MP pode aumentar o desmatamento, porque permite ao proprietário desmatar até 20% de sua propriedade na Amazônia. “Isso vai aumentar o desmatamento, não tenho dúvidas.”

A aprovação da MP no dia da demissão de Marina é simbólica porque o projeto sequer foi discutido com o Ministério do Meio Ambiente, segundo o deputado do PV. “O ministério não foi ouvido, houve muita reclamação”, afirmou Sarney Filho.

O relator da MP, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), nega que a MP possa aumentar o desmatamento. Ele afirma que o objetivo é apenas regularizar situações de proprietários de terras na Amazônia. “Mais de 92% dessas terras já estão ocupadas, algumas há até 30 anos.”

Plágio - A MP 422 foi alvo de uma polêmica por se tratar de um plágio de um projeto idêntico de Bentes. Na época da edição, o Congresso chegou a cogitar a devolução da MP e dar prioridade para o projeto do deputado. Por fim, o próprio Bentes assumiu a relatoria e a situação foi solucionada.

“Não estou olhando meu interesse mesquinho de ser o autor do projeto. O que interessa é o objetivo da região, que deseja esse projeto”, afirmou o parlamentar. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: