terça-feira, 6 de maio de 2008

Abu Dhabi lança estratégia ambiental

Por Redação da ANBA

O emirado lançou na última semana um plano de ações pela conservação do meio ambiente a ser implementado em cinco anos. O projeto envolve o incentivo ao uso racional da água, o estabelecimento de limites a atividades que geram muita poluição e a criação de campanha de conscientização.

Abu Dhabi – O emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, lançou na última semana o seu plano ambiental qüinqüenal. O projeto vai priorizar ações em áreas como sustentabilidade, uso coerente de recursos hídricos; gerenciamento e melhoria da qualidade do ar; e gerenciamento de materiais tóxicos.

O emirado também pretende trabalhar pela preservação da biodiversidade e manejo sustentável de recursos, criação de consciência ambiental nos cidadãos, desenvolvimento de um sistema de gerenciamento do meio ambiente, saúde e segurança, melhor capacitação da sua agência ambiental, formulação de um sistema de resposta a emergências ambientais, monitoramento do ambiente e desenvolvimento de um banco de dados.

Com relação a sustentabilidade, o emirado vai estabelecer programas de proteção ambiental para que não sejam esgotados os seus recursos naturais devido ao aumento da população e de atividades econômicas. No caso da água, como apenas 3% das águas subterrâneas do emirado são potáveis, e o consumo é muito superior a esse volume, será incentivado também o uso racional do produto.

Para limitar a poluição do ar causada pela produção petrolífera e de gás, geração elétrica e trânsito, e para reduzir as emissões de carbono, a agência vai trabalhar políticas e mecanismos para proteger a qualidade do ar. Aderindo ao protocolo de Kyoto e à Convenções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, o emirado também fará rígido controle das emissões de carbono e vai impor limites a atividades que sejam prejudiciais à camada de ozônio.

O plano ambiental de Abu Dhabi também inclui melhorias na estratégia de manipulação de dejetos e proteção do ambiente contra produtos prejudiciais, metais e químicos comuns ao processo de desenvolvimento econômico.

Outra prioridade é a proteção da biodiversidade, da vida silvestre, dos habitats naturais e da ecologia marinha contra a explosão populacional e elevada atividade imobiliária. Também será criada uma campanha de geração de consciência ambiental entre os habitantes do emirado para que eles possam participar no processo de proteção ambiental.

Seguindo as políticas ambientais adotadas pelo Conselho Executivo de Abu Dhabi, responsável pelo governo do emirado, a Agência Ambiental vai criar um sistema para gerenciamento do ambiente, saúde e segurança no emirado. Também serão treinadas outras instituições para que possam ajudar na proteção ambiental e será criado um banco de dados sobre o meio ambiente em Abu Dhabi.

Na cerimônia de lançamento do plano qüinqüenal, o secretário-geral do Conselho Executivo de Abu Dhabi, Mohammed Ahmed Al Bawardi, pediu para que todos os cidadãos e residentes do emirado atuem na proteção ambiental. "Todos nós precisamos contribuir para um futuro melhor para nós mesmos e para as próximas gerações", disse ele.

"Mudanças climáticas são uma realidade que não podemos evitar. Recursos hídricos estão ficando escassos, a biodiversidade está encolhendo, o ar está ficando poluído, doenças e epidemias estão se espalhando, a demanda por energia está crescendo, dejetos estão se acumulando, materiais prejudiciais estão criando riscos radioativos e a explosão populacional está trazendo novos desafios", disse Al Bawardi em relação às condições mundiais.

*Tradução de Mark Ament

(Envolverde/Agência de Notícias Brasil-Árabe)

Nenhum comentário: