quinta-feira, 10 de abril de 2008

Venda de carros com combustíveis alternativos deve somar 2 mi nos EUA

Os altos preços da gasolina nos Estados Unidos têm impulsionado as vendas de automóveis com combustíveis alternativos a cifras recordes. Em 2007, foram 1,8 milhão de unidades - 250 mil a mais que no ano anterior, segundo a empresa de estudo de mercado R.L. Polk.

Para este ano, com os preços recordes do petróleo e da gasolina, as empresas do setor calculam que serão vendidos mais 2 milhões de veículos capazes de rodar com combustíveis alternativos.

Os dados divulgados também apontam que enquanto as vendas de veículos híbridos e os que podem utilizar E85 (mistura de álcool e gasolina) aumentaram de forma significativa, a de veículos a diesel registraram ligeira queda.

As vendas de híbridos nos Estados Unidos foram de 353 mil unidades no ano passado, 2,2% do total do mercado. Um das razões do recuo das vendas de motores a diesel é a imagem negativa que têm nos EUA, onde são associados a elevados níveis de poluição.

Em 2007, no mercado americano estavam disponíveis mais de 70 modelos de veículos capazes de utilizar combustíveis alternativos à gasolina. Em 2001, esse tipo de veículo era ofertado em apenas 11 modelos.

Mas outro estudo divulgado também na segunda-feira (7) pela empresa J.D. Power aponta que as empresas do setor esperam que as vendas de veículos híbridos e diesel aumentem em alto grau nos próximos anos para constituir 17% do mercado americano em 2015.

As vendas de veículos diesel representarão, em 2015, 10% das vendas totais, frente a participação atual de 3,2%. A porcentagem deve ficar acima dos 7% esperado para a participação dos híbridos. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: