quarta-feira, 23 de abril de 2008

Terremoto de 5,2 graus da escala Richter atinge ao menos quatro Estados Brasileiros

da Folha Online

Um tremor de terra foi sentido em diversas áreas do Brasil na noite desta terça-feira. Por volta das 21h, um terremoto que atingiu 5,2 graus na escala Richter foi registrado a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo. Moradores da capital, da Grande São Paulo e de outros Estados como Santa Catarina, Rio e Paraná também sentiram os tremores.

De acordo com George Sand, professor-doutor do Laboratório de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília), não há como prever novos tremores. O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade.

Poucos minutos depois do tremor, os telefones do Corpo de Bombeiros de São Paulo e da Defesa Civil ficaram congestionados devido ao grande volume de ligações. De acordo com os órgãos, não houve acidentes com vítimas no Estado.

Na zona leste de São Paulo, uma das paredes do Hospital Estadual da Vila Alpina apresentou uma rachadura, possivelmente provocada pelo terremoto. Engenheiros foram encaminhados para a unidade para avaliar o dano no edifício.

Na região metropolitana de Florianópolis, os tremores foram registrados em ao menos três regiões, segundo o Corpo de Bombeiros. Moradores de um edifício chegaram a esvaziar o prédio com medo de desabamentos.

O tremor foi sentido no Rio, principalmente, por moradores de bairros das proximidades de Jacarepaguá, na zona oeste, e na Ilha do Governador, na zona norte, de acordo com os bombeiros. O tremor também foi sentido em Angra dos Reis (região dos Lagos).

"Nunca senti um tremor assim, tão diferente. Fui na rua para ver o que tinha acontecido. Depois vi pela televisão que tinha sido um tremor em São Paulo", disse João Alquati, 49, que disse que sentiu um "solavanco" por volta das 21h enquanto assistia a TV em sua casa, com a família, em Angra dos Reis.

Mais tremores

Em 14 de novembro, outro tremor foi sentido em várias áreas da cidade, onde alguns edifícios foram esvaziados. O tremor foi reflexo de um terremoto ocorrido no Chile poucos minutos antes.

No ano passado, o Brasil registrou também a primeira morte causada por tremores de terra. Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atingiu a comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi, no norte de Minas Gerais. Todos os 76 imóveis da localidade sofreram algum tipo de avaria e uma menina de cinco anos morreu.

No dia 5 deste mês um terremoto atingiu a região de Sobral, no norte do Ceará. O tremor atingiu 3,9 graus na escala Richter, de acordo com o laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Outro tremor no dia 29 de fevereiro também atingiu a região, fazendo com que moradores fugissem de suas casas.

Arte/Folha Online
Fonte: USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Nenhum comentário: