segunda-feira, 28 de abril de 2008

PV quer explicações de Maggi sobre defesa do desmatamento por alimentos

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT), deverá ser convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Meio ambiente da Câmara por causa de declarações dele em defesa do desmatamento - desde que não seja ilegal. O líder do PV na Casa, deputado José Sarney Filho (MA), já preparou requerimento e vai apresentá-lo na próxima segunda-feira (28) para que Maggi se explique aos deputados já nos próximos dias.

Em entrevista publicada na Folha desta sexta (25) desta sexta-feira, Maggi defendeu o direito ao desmatamento - desde que não o ilegal - como um mecanismo "inevitável" para enfrentar a crise global de alimentos.

"Com o agravamento da crise de alimentos, chegará a hora em que será inevitável discutir se vamos preservar o ambiente do jeito que está ou se vamos produzir mais comida. E não há como produzir mais comida sem fazer a ocupação de novas áreas e a retirada de árvores', disse Maggi.

Sarney Filho condenou os comentários de Maggi e disse que atitudes como a do governador põe em risco a soberania da Amazônia. "O governador Blairo Maggi é reincidente. Não é a primeira vez que ele defende o desmatamento. Os argumentos dele são uma falácia e uma ameaça à Amazônia, por exemplo", reagiu o deputado.

De acordo com o líder, o único risco que o Brasil tem de perder a soberania sobre a Amazônia é descuidando da região. Para ele, comentários como o de Maggi colaboram para a imagem externa negativa do Brasil. "O governo tem de estar em alerta e não aceitar esse tipo de pressão feita pelo governador do Mato Grosso", afirmou Sarney Filho.

Desmatamento - De acordo com a reportagem da Folha de sexta-feira, Maggi controla um quarto das 36 cidades apontadas pelo ministério como as campeãs do desmatamento. Informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que a devastação está em ritmo acelerado, numa média de mais de 1.000 quilômetros quadrados por mês.

Entre 2000 e 2005, o Brasil desmatou um total de 31 mil km de sua área florestal, o que colocou o país no topo dos desmatadores do mundo, segundo relatório do Bird (Banco Mundial).

Sarney Filho quer que Maggi compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o que pensa a respeito da preservação ambiental e de desmatamento. Em protesto aos comentários do governador, o PV (Partido Verde) divulgou nota criticando os argumentos e Maggi. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: