quinta-feira, 24 de abril de 2008

Presidente da CE defende padrão para biocombustíveis

O presidente da Comissão Européia (CE), José Manuel Barroso, disse nesta quarta-feira (23) no Japão que é necessário estabelecer um padrão para que a produção de biocombustíveis de nova geração não estimule o aumento do preço dos alimentos.

"A União Européia (UE) está de acordo com o desenvolvimento da nova geração de biocombustíveis, não com os do passado", afirmou Barroso após a cúpula anual bilateral entre o bloco e o Japão, realizada nesta quarta-feira, 23, em Tóquio.

Barroso afirmou que "o verdadeiro problema é a inexistência de padrões comuns para a fabricação de biocombustíveis mais sustentáveis", e reconheceu que isso gerou "más conseqüências para o meio ambiente" em algumas ocasiões.

"A UE estabeleceu metas muito concretas de fabricação de biocombustíveis que sejam sustentáveis", assinalou Barroso.

O presidente da Comissão acrescentou que os membros da UE estão avaliando a fabricação de biocombustíveis e suas conseqüências sobre o aumento do preço dos alimentos.

Em comunicado conjunto, Japão e UE afirmaram estar "profundamente preocupados" com a tendência de alta dos preços dos alimentos e do combustível.

A alta dos preços "poderia desacelerar o crescimento da economia global e ter efeitos negativos tanto nos países desenvolvidos como nos que estão em vias de desenvolvimento", afirmam no comunicado. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: