quarta-feira, 16 de abril de 2008

Petrobras inaugura edifício ecosustentável na Cidade Nova

A Petrobras inaugura um dos primeiros edifícios ecosustentáveis do Rio de Janeiro. Localizado na Rua Ulisses Guimarães, 565, na Cidade Nova, abrigará a nova sede da Universidade Petrobras, órgão da área de Recursos Humanos responsável por disponibilizar as soluções educacionais corporativas voltadas para os empregados da companhia.

O novo edifício tem capacidade para operar simultaneamente com cerca de 4.000 pessoas. O empreendimento, de nove andares, tem aproximadamente 52 mil metros quadrados de área construída e foi concebido dentro dos padrões do US Green Building Council, seguindo os mais modernos conceitos de sustentabilidade, com madeira certificada, tinta de baixa emissão de gases corrosivos e insumos reciclados. Também utiliza, de maneira sustentável, a captação e o reúso hidráulico, coletando as águas de chuva e de condensação do sistema de ar condicionado, para depois serem aproveitadas na irrigação de jardins, lavagens e nas descargas de vasos sanitários, atendendo a 40% do consumo diário previsto. Além disso, torneiras temporizadas irão contribuir para a redução no consumo.

Outro aspecto é a economia no uso do ar condicionado, responsável por 50% a 60% da energia necessária em empreendimentos desse porte. O edifício tem vidros que proporcionam isolamento térmico e um sistema de fachadas que, juntos, dirigem o calor para o alto. Além do conforto térmico interior, a temperatura no entorno também será diminuída, através dos vidros de baixa emissividade e do uso de cores claras nas fachadas. O prédio ainda terá uso predominante de iluminação natural, por meio de vidros nas fachadas internas e externas e de um átrio central coberto por uma clarabóia de cerca de 900 metros quadrados. A concepção de paisagismo e a área verde são proporcionais ao empreendimento.

A Universidade Petrobras terá à sua disposição 107 salas de aula, dentre elas nove laboratórios especiais (seis voltados para a área de Exploração e Produção; dois, para Tecnologia da Informação; e uma sala de visualização em 3-D), e 25 laboratórios de informática. A unidade também contará com 35 cabines de educação à distância e 27 salas de orientação pedagógica. Até o término da ocupação, estarão disponíveis facilidades como restaurante, biblioteca e uma central reprográfica. O edifício também está adaptado para receber portadores de deficiência em suas duas entradas principais, em todas as salas de aula, nos auditórios e escritórios.

A ocupação está sendo realizada de forma gradativa. A transferência das salas de aula anteriormente localizadas no edifício CitiTower no centro da cidade aconteceu durante esta semana com a ocupação inicial de um pavimento. O processo deverá terminar em julho deste ano, após a mudança de todo o corpo administrativo da Universidade Petrobras, que hoje está concentrado no Edifício General Horta Barbosa, no Maracanã.

Fonte: Petrobras

Nenhum comentário: