quarta-feira, 2 de abril de 2008

Para ONU, acordo sobre o clima deve esperar novo presidente dos EUA

Qualquer futuro compromisso sobre a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa nos países ricos deve esperar até que os Estados Unidos tenha um novo presidente, afirmou o principal nome da ONU (Organização das Nações Unidas) para a questão climática, Yvo de Boer.

"Há alguns temas que convêm deixar para mais tarde, por exemplo, que tipo de objetivos ou de compromissos os países industrializados aceitarão", disse De Boer, durante a rodada internacional de negociações que acontece em Bangcoc, com a meta de preparar um novo acordo contra o aquecimento global para o fim de 2009.

"Isto é algo que talvez valha mais a pena abordar, de modo mais razoável, com um novo governo americano", acrescentou de Boer, principal funcionário da ONU sobre a mudança climática.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deixará o poder em janeiro de 2009, depois de passar oito anos na Casa Branca.

Durante sua presidência, os EUA foram o único grande país desenvolvido do planeta a não ratificar o Protocolo de Kyoto, cujas primeiras metas vão expirar em 2012.

De Boer afirmou que os EUA estão muito comprometidos com o processo em Bancoc.

"Porém, isto não quer dizer que vamos alcançar um consenso imediatamente", alertou.

A reunião na capital tailandesa, com representantes de 164 países, é o primeiro grande encontro desde a conferência de Bali, em dezembro, que terminou com um pedido de aprovação de um novo acordo contra o aquecimento global até o fim de 2009. (Folha Online)

Nenhum comentário: