domingo, 13 de abril de 2008

Missão internacional avalia impacto social dos agrocombustíveis

Por Redação da Adital

Terminou nesta quinta-feira (10) a visita da Missão Internacional sobre os Impactos dos Agrocombustíveis no Brasil. Desde o dia 03 de abril, observadores da Alemanha, Holanda, Suíça, Filipinas, Senegal, Colômbia e Canadá estiveram nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí para verificar os impactos da expansão territorial massiva das monoculturas para a agroenergia.

Segundo Sophia Monsalve, coordenadora da Missão, o principal objetivo é pautar os impactos sociais do agrocombustível, pois as discussões atuais estão muito focadas nos critérios ambientais. Assim, foram escolhidos estados com características distantes de produção agrícola. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul predomina um modelo tecnológico.

Já no Piauí, os observadores analisaram como os pequenos produtores estão sendo inseridos na produção dos monocultivos. Para isso, eles estiveram na Fazenda Santa Clara - localizada em Canto do Buriti, a 500 km da capital Teresina -, onde cerca de 600 famílias trabalham para a empresa Brasil Ecodiesel.

No local, os trabalhadores produzem mamona para abastecer a usina da mesma empresa, localizada no município de Floriano (240km de Teresina). Os observadores encontraram, na Santa Clara, péssimas condições de pagamento, pois os trabalhadores recebem por produção e, ainda, o impedimento dos mesmos de se sindicalizarem.

A situação da terra que camponeses trabalham é também bastante confusa, pois lhes havia sido prometido que eles irão ficar na terra, no entanto, até agora não há nenhum documento legal que comprove essa intenção.

A Missão, organizada pela Foodfirst Information And Action Network (Fian), espera terminar o relatório completo da visita até o final do mês de maio, para fazer uma avaliação do impacto dos agrocombustíveis na disponibillidade de alimentos, de terras para a reforma agrária, conflitos pela terra, condições de trabalho e impactos ambientais.

Além disso, a Missão tem como objetivo documentar o papel do Estado brasileiro na promoção dos agrocombustíveis e avaliar a participação deste em relação às obrigações de direitos humanos com as quais está comprometido.

Crédito de imagem: Embrapa

(Envolverde/Adital)

Nenhum comentário: