quinta-feira, 10 de abril de 2008

Inpe vê 552 pontos de alerta de desmatamento na Amazônia

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, disse que o órgão registrou 552 pontos de alerta de desmatamento na Amazônia em janeiro e fevereiro deste ano. Os números dos dois primeiros meses já correspondem a 71% de todos os pontos de alerta identificados em 2007.

De novembro de 2006 a maio de 2007, o Inpe identificou 346 pontos de alerta na Amazônia. Em novembro e dezembro de 2007, meses em que o Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) registrou avanços no desmatamento, o número de alerta foi de 421.

De acordo com Câmara, dos 40 pontos checados em campo pelo Inpe em fevereiro, quatro apresentam início de degradação e 36 tinham corte raso, ou seja, desmatamento total.

O diretor do Inpe participou na quarta-feira (9) de audiência na Câmara dos Deputados, promovida pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: