terça-feira, 29 de abril de 2008

Conselho Diretor da Rede-Clima é instalado

Por Rafael Godoi, do MCT

Foi instalado nesta sexta-feira (25), em Brasília (DF), o Conselho Diretor da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima). Instituída por portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Rede gerará e disseminará conhecimento e tecnologia para que o Brasil possa responder as demandas e desafios provocados pelas mudanças climáticas globais. A Rede também produzirá dados e informações que apoiarão a diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças climáticas.

Outro objetivo da Rede-Clima é estudar alternativas para adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil, bem como contribuir para formulação e acompanhamento das políticas públicas sobre mudanças climáticas globais no País.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, se reuniu hoje (25), na sala dos Conselhos do Ministério, com os membros do Conselho Diretor. De acordo com o secretário, o objetivo maior da Rede-Clima é elaborar um programa adequado para o tratamento das mudanças climáticas que vão acontecer ao longo das próximas décadas no mundo e, consequentemente, no Brasil.

Os integrantes do Conselho foram designados pela portaria nº 171, publicada no dia 27 de março deste ano. De acordo com o texto, integram o conselho representantes do MCT, dos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores, Agricultura e da Saúde. Também fazem parte da Rede representantes da Academia Brasileira de Ciências, do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Crédito da imagem: Ricardo Lemos - Ascom MCT

(Envolverde/MCT)

Nenhum comentário: