
Representantes de 190 países estão reunidos em Bangcoc, capital da Tailândia, para negociar as bases de um acordo de combate ao aquecimento global, que deve substituir o Protocolo de Kyoto.
O documento, que prevê a redução de emissão de gases que causam o efeito estufa, deve expirar em 2012.
Numa mensagem de vídeo, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse aos participantes que é preciso agir com rapidez.
Ban disse que as negociações devem levar a um plano de ação até 2009, três anos antes do término do Protocolo de Kyoto.
Esta é a primeira reunião para debater o tema desde a Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia, em dezembro passado.
Uma das preocupações com o ritmo do aquecimento global é o rápido derretimento de geleiras.
Mas segundo o oceanógrafo Rui Ponte, nesta entrevista à Rádio ONU, de Massachussets, apesar de grave, o problema ainda é um pouco esquecido.
"O aquecimento global afeta vários parâmetros que têm a ver com o nível do mar. Nos últimos anos, têm havido várias idéias sobre como explicar a subida do nível do mar. Dos parâmetros mais importantes, está idéia do derretimento das geleiras", disse Ponte.
O secretário-geral do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, Lennart Bage, disse que são precisos mais recursos para combater o aquecimento global, principalmente nos países em desenvolvimento.
O encontro na Tailândia deve terminar nesta sexta-feira.
Para ouvir esta notícia clique em http://www.un.org/av/radio/portuguese/realfile/5693.asp ou acesse a página: http://www.un.org/radio/por/detail/5693.html
(Envolverde/Rádio ONU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário