quarta-feira, 2 de abril de 2008

Começam negociações sobre sucessor de Kyoto

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU

Encontro na Tailândia reúne representantes de 190 países para debater bases do acordo que substituirá Protocolo de Kyoto que expira em 2012.

Representantes de 190 países estão reunidos em Bangcoc, capital da Tailândia, para negociar as bases de um acordo de combate ao aquecimento global, que deve substituir o Protocolo de Kyoto.

O documento, que prevê a redução de emissão de gases que causam o efeito estufa, deve expirar em 2012.

Numa mensagem de vídeo, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse aos participantes que é preciso agir com rapidez.

Ban disse que as negociações devem levar a um plano de ação até 2009, três anos antes do término do Protocolo de Kyoto.

Esta é a primeira reunião para debater o tema desde a Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia, em dezembro passado.

Uma das preocupações com o ritmo do aquecimento global é o rápido derretimento de geleiras.

Mas segundo o oceanógrafo Rui Ponte, nesta entrevista à Rádio ONU, de Massachussets, apesar de grave, o problema ainda é um pouco esquecido.

"O aquecimento global afeta vários parâmetros que têm a ver com o nível do mar. Nos últimos anos, têm havido várias idéias sobre como explicar a subida do nível do mar. Dos parâmetros mais importantes, está idéia do derretimento das geleiras", disse Ponte.

O secretário-geral do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, Lennart Bage, disse que são precisos mais recursos para combater o aquecimento global, principalmente nos países em desenvolvimento.

O encontro na Tailândia deve terminar nesta sexta-feira.

Para ouvir esta notícia clique em http://www.un.org/av/radio/portuguese/realfile/5693.asp ou acesse a página: http://www.un.org/radio/por/detail/5693.html

(Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: