terça-feira, 29 de abril de 2008

Ciclone na Argentina provoca ondas de 2,5 metros no Rio de Janeiro

No domingo de sol, nem o mar que voltou a ficar agitado e com ondas gigantes espantou os banhistas das praias do Rio. Na Praia de Itaipu, em Niterói, as ondas chegaram a 2,5 metros e deixaram o Corpo de Bombeiros em estado de alerta. Na orla da zona sul do Rio, as ondas também alcançaram 2 metros de altura. Conhecida por ser uma enseada de águas tranqüilas, a região teve no domingo (27) dois casos de salvamento com helicóptero. Tanto é que poucos banhistas se arriscaram a entrar no mar por lá. De acordo com meteorologistas, o mar agitado foi conseqüência de um ciclone extratropical em alto-mar na Argentina.

Na semana passada, o fenômeno causou ressaca na orla do Rio e o mar invadiu a Baía de Guanabara, entre o Rio e Niterói, provocando acidentes. O tráfego de catamarãs teve de ser interrompido na região.

Segundo André Madeira, meteorologista do Climatempo, a partir de quarta-feira (30) o mar voltará a subir por causa de uma frente fria. Ele ainda diz que essas ressacas são normais entre maio e setembro e a antecipação do fenômeno não deve causar espanto. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: