segunda-feira, 10 de março de 2008

Relatório de MT diz que dados do Inpe estão 90% errados

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), afirmou na quarta-feira (5) que o relatório da revisão em campo dos dados sobre desmatamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foi concluído e aponta 90% de erro nos pontos detectados entre outubro e dezembro de 2007 no Estado.

De acordo com o governador, as derrubadas apontadas como recentes são antigas, resultado de incêndios florestais ou de interpretações equivocadas das imagens de satélite.

"Hoje, podemos afirmar que 100% dos pontos foram verificados. E, em aproximadamente 90% dos casos, não se tratava de desmatamento recente. Em algumas áreas, por exemplo, não havia desmatamento algum. Outras eram pastagens", disse Maggi, que pretende lançar o relatório na próxima semana.

O governador anunciou que irá levar o documento em audiências com o presidente Lula e com os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Reinhold Stephanes (Agricultura).

Com base no levantamento do Inpe, o Estado teve 19 municípios incluídos na lista dos 36 maiores devastadores nos últimos cinco meses de 2007. Todos ficaram impedidos de fazer desmatamentos.

Maggi disse o governo Lula "tem razão" em se preocupar com a questão ambiental. Porém, sem "exageros".

Outro lado - Por telefone, da Alemanha, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, disse que não pretende "polemizar" com o governador pela imprensa. Segundo ele, as divergências são fundamentadas em "uma confusão" sobre os critérios empregados na análise das imagens de satélite.

Câmara disse que o órgão sustenta os dados divulgados em janeiro, mesmo em relação às áreas cujo desmate tenha começado antes dos últimos cinco meses do ano passado. (Folha Online)

Nenhum comentário: