domingo, 30 de março de 2008

INPE organiza workshop sobre clima e qualidade do ar na América do Sul

O Brasil será sede do segundo encontro do programa "South American Emissions, Megacities and Climate" (SAEMC) em 2008. O Workshop SAEMC-2008 será realizado de 2 a 4 de abril, no Itamambuca Eco Resort, em Ubatuba (SP). O evento tem organização do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o apoio da APLBA – Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia; do IAI – Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Globais; SGI, e CNPq.

O SAEMC constitui uma rede sul americana de instituições científicas com foco em mudanças na composição química da atmosfera regional e seus impactos no tempo, clima e qualidade do ar da América do Sul. Trata-se um projeto de 4 anos iniciado em 2006 e financiado pelo Inter-American Institute for Global Change Research (IAI).

Especificamente, o projeto busca quantificar e estabelecer inventários de emissões de gases e aerossóis de origem antrópicas de grandes cidades e de queima de biomassa (para desmatamento e mudanças do uso da terra) na América do Sul. Com base nestes inventários, modelos atmosféricos regionais com química da atmosfera e aerossóis serão utilizados para estudos de poluição do ar e de mudanças climáticas induzidas pelas emissões.

Mais informações: http://www6.cptec.inpe.br/saemc

(Envolverde/Carbono Brasil)

Nenhum comentário: