quinta-feira, 27 de março de 2008

Gore diz que Índia pode liderar tecnologias para energias renováveis

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse hoje (sábado) que a Índia tem capacidade para liderar o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à geração de energias renováveis como parte da luta contra a mudança climática.

"A Índia demonstrou sua capacidade em setores como as tecnologias da informação e pode ser líder no mundo no desenvolvimento de novas tecnologias renováveis para combater a mudança climática", afirmou Gore, citado pela agência "PTI".

O ex-vice-presidente americano se encontra em Nova Délhi por ocasião do lançamento da iniciativa indiana dentro da organização Projeto Clima, uma instituição com sede nos EUA que apóia o ativismo ecológico realizado pelo ex-candidato à Casa Branca, segundo a "PTI".

Além disso, se referiu à aplicação de critérios de igualdade entre as potências ocidentais e os países em desenvolvimento sobre a redução de emissão de gases, dizendo que o importante é o uso de tecnologias eficientes, e não a comparação entre nações.

No entanto, reconheceu que os Estados Unidos devem implementar mudanças em sua política ambiental.

"Meu país é a maior fonte poluente e o maior responsável do problema. Temos que mudar as políticas".

Rajendra Pachauri, que preside o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, afirmou que "um entendimento e conhecimento sem precedentes no mundo todo" são imprescindíveis para lutar contra a mudança climática.

Ele acrescentou que os líderes políticos, o mundo empresarial e a sociedade civil devem se aliar na busca por uma solução às questões do meio ambiente.
(Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: