quinta-feira, 27 de março de 2008

Diminuição de geleiras bate recorde, diz Nações Unidas

As principais geleiras da Europa estão derretendo, e bastante rápido. A afirmação vem de um estudo divulgado no domingo (16) pelo Pnuma, o programa de ambiente das Nações Unidas.

Foram coletados dados de 30 geleiras em noves montanhas diferentes. Os números mostram que a taxa de derretimento, na comparação entre os períodos de 2005 e 2006 mais do que dobrou.

Enquanto no primeiro período a diminuição média tinha sido de meio metro, no período mais recente a mesma taxa atingiu 1,5 metro.

A situação é mais crítica, segundo o relatório, na própria Europa. Nos Alpes, nos Pirineus e na região da Escandinávia foram coletados dados preocupantes.

O grande campeão em perda, segundo o Pnuma, é a geleira Breidalblikkbrea, na Noruega. Ele regrediu 3,1 metros em 2006. Antes, em 2005, a diminuição havia sido de 30 cm.

Nos Pirineus, a taxa de perda de gelo continuou alta. A geleira Ossoue, por exemplo, que já havia perdido 2,7 metros em 2005, teve uma queda agora de 3 metros.

"As geleiras são provavelmente os principais indicadores do aquecimento global. São elas que estão fazendo mais barulho", disse ontem Achim Steiner, o diretor do Pnuma.

Diante da situação, o órgão das Nações Unidas reiterou a necessidade de que um pacto contra o aquecimento seja acertado até o ano que vem. (Folha Online)

Nenhum comentário: