segunda-feira, 10 de março de 2008

China avançou em questões ambientais em 2007, segundo Jiabao

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou nesta quarta-feira (5), na abertura da sessão anual do Parlamento, que o país obteve "progressos notáveis" ano passado na economia de energia e redução da poluição, ao mesmo tempo que prometeu "intensificar os esforços" em 2008.

"Em 2007, o consumo de energia por unidade do PIB diminuiu em 3,27%, em comparação com o ano anterior", declarou.

"A demanda química de oxigênio (que permite avaliar a poluição da água) e as emissões de dióxido de enxofre caíram pela primeira vez nos últimos anos, em 3,14% e 4,66%, respectivamente, em comparação com o ano anterior", acrescentou.

"Graças aos esforços incansáveis, conseguimos progressos notáveis na economia de energia e na redução das emissões de substâncias poluentes", disse Wen Jiabao.

O premier garantiu que a China "intensificará os esforços em economia de energia, redução de vazamentos e proteção do meio ambiente" e previu que 2008 será um "ano crucial para alcançar os objetivos vinculantes" que Pequim estabeleceu.

A China tem como objetivo reduzir em 20% o consumo de energia por unidade do Produto Interno Bruto (PIB) e em 10% as emissões das principais substâncias poluentes, entre 2006 e 2010.

"Teremos que exercer um controle mais estreito sobre os créditos concedidos às empresas que mais poluem e mais consomem energia", anunciou Wen Jiabao.

O chefe de Governo chinês advertiu ainda que Pequim limitará ou até mesmo proibirá os projetos de capital estrangeiro com muito consumo de energia e poluição, cujos produtos sejam fabricados à base de recursos naturais.

A China é, com sua crescente economia, um dos maiores poluidores do planeta ao lado dos Estados Unidos. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: