sexta-feira, 28 de março de 2008

CEBDS promove fórum de eficiência energética em edificações

Viabilizar economicamente a construção de edifícios auto-suficientes em energia é um dos principais temas do Fórum de Eficiência Energética em Edificações, que será realizado no dia 3 de abril, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em parceria com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, sigla em inglês), O Fórum de Eficiência Energética em Edificações vai propor mudanças radicais no conceito tradicional de edificações, tanto na fase de construção quanto na utilização do imóvel.

Preocupado com o impacto ambiental da construção civil – o setor responde, no mundo, por 40% da energia consumida e por 35% das emissões de carbono – o WBCSD vem estimulando as empresas vinculadas aos seus 60 conselhos nacionais a trabalharem na concepção de projetos de construção de prédios auto-sustentáveis, a partir de metodologias de ecoeficiência. Seguindo esta diretriz, empresas associadas aos conselhos nacionais do WBCSD estão determinadas a remover as barreiras que cercam os conceitos de eficiência energética, sejam em construções novas, sejam nas já existentes. Os fóruns de eficiência energética, intitulados na versão original de EEB (Energy Efficiency in Buildings) têm como objetivo promover um entendimento melhor a respeito do assunto, identificando as soluções e apontando propostas para serem postas em prática.

Segundo Christian Kornevall, diretor internacional do Projeto EEB, e um dos principais participantes do Fórum, a indústria de construção está em franca expansão no Brasil. Quando comparado a outros países, o Brasil demonstra alto nível de urbanização em relação ao PNB/per capita.

No entanto, é muito importante que o país inicie, logo que possível, um caminho de desenvolvimento que ofereça prédios mais eficientes em termos de energia – adverte Kornevall.

Ele explica que o Projeto EEB desenvolverá um plano para transformar as estruturas e práticas de mercado na indústria de construção no mundo. O Projeto abrange prédios residenciais e comerciais, porém é mais extenso: examina submercados em diferentes regiões e zonas climáticas.

O projeto abrange os seguintes mercados de construção: Brasil, China, Europa, Japão, Índia e Estados Unidos. E reúne companhias líderes nas indústrias de construção, equipamentos e energia, para examinar o valor total dos processos envolvidos. O EEB é co-patrocinado por empresas globais direta ou indiretamente ligadas à construção civil: Lafarge and United Technologies Corp, cujo grupo principal inclui Actelios/Falck, ArcelorMittal, Bosch, CEMEX, DuPont, EDF, Gaz de France, Kansai Electric, Skanska, Philips, Sonae Sierra e Tepco.

No Brasil, o Fórum de Eficiência Energética em Edificações vai reunir um grupo de formadores de políticas públicas – no âmbito local e nacional - instituições financeiras e empresas da área de construção civil que vão discutir a maneira mais viável de direcionar investimentos em eficiência energética em construções.

Como forma de oferecer subsídios aos participantes da reunião, será disponibilizado aos participantes o texto da publicação “Fatos e Tendências – Eficiência Energética em Edifícios”, versão em português do documento original do WBCSD, traduzido pelo BCSD de Portugal.

http://www.wbcsd.org/web/eeb/EEBSummary-portuguese.pdf

O evento contará com especialistas no tema e representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do setor empresarial, entre os quais:


Convidados Internacionais

* Sr.Christian Kornevall, Diretor internacional do projeto EEB - The World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)
* Sr. Constant van Aerschot, Diretor de perspectivas em construções – Lafarge (Empresa parceira EEB)
* Sr. Jan van Dokkum - Presidente - United Technologies Corporation (Empresa parceira EEB)
* Sr. Bill Sisson, Diretor de sustentabilidade - United Technologies Corporation (Empresa parceira EEB)
* Sra. Kelly Romano - United Technologies Corporation (Empresa parceira EEB)
* Sr. Niclas Svenningsen, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Convidados Brasil

* Fernando Almeida – Presidente Executivo do CEBDS
* Prof. Vanderley John – Conselho Brasileiro para Construção Sustentável
* Marcelo Takaoka, Pesquisador do Núcleo de Real Estate da Escola politécnica da USP
* Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE
* Jean Rodrigues Benevides, Gerente Nacional de Meio Ambiente Caixa Econômica Federal
* Mario Castro, Presidente da Lafarge Gypsum

Fórum de Eficiência Energética em Edificações
03 de Abril – Rio de Janeiro

INFORMAÇÕES

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - cebds@cebds.org / (21) 2483 2250

(Envolverde/CEBDS)

Nenhum comentário: