sábado, 16 de fevereiro de 2008

UNESCO inaugura Ano Internacional do Planeta Terra

12/02/2008 - UNESCO

Paris – A UNESCO inaugura nesta terça-feira, 12, na sede da Organização, o Ano Internacional do Planeta Terra. Sob o tema “Ciências da Terra a Serviço da Sociedade”, a iniciativa será celebrada durante dois dias de debates entre cientistas, representantes de grandes empresas, dirigentes políticos e estudantes de todo o mundo. Três temas serão discutidos até o dia 13: “Crescimento Demográfico e Mudanças Climáticas – Desafios para o Planeta”; “Recursos do Planeta – Ameaça ou Oportunidade?” e “Riscos Naturais – Minimizar os Riscos, Maximizar a Consciência”.

O Ano Internacional do Planeta Terra tem por objetivo construir sociedades mais seguras, saudáveis e prósperas com apoio do conhecimento dos 400 mil especialistas em geociências existentes. O Ano Internacional definido pela Assembléia Geral das Nações Unidas é o ponto culminante do triênio iniciado em 2007, que se estenderá até 2009 com atividades destinadas a incentivar o uso racional dos recursos do planeta. As atividades estão a cargo da UNESCO e da União Internacional de Ciências Geológicas (UICG).

Os estudantes presentes ao encontro em Paris foram selecionados em um concurso mundial sobre ciências da Terra realizado em 2007. Além de atrair mais jovens para as profissões especializadas em geociências, a iniciativa da UNESCO e da UICG pretende sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância dessas áreas para o futuro da humanidade e incentivar os dirigentes políticos a utilizar os conhecimentos disponíveis para elaborar políticas adequadas em seus países.

O Ano Internacional do Planeta Terra também convida cientistas a abordar dez temas especialmente importantes para o homem: a saúde, o clima, os aqüíferos, os oceanos, os solos, as camadas profundas do planeta, as megalópoles, as catástrofes, os recursos naturais e a vida. A medida ainda contribui com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas por meio do incentivo à utilização racional dos recursos geológicos do planeta e do estímulo a melhores planejamentos e gestões que atenuem os riscos naturais que ameaçam a população mundial.

Mais

Nenhum comentário: