sábado, 23 de fevereiro de 2008

Pnuma destaca vulnerabilidade ecológica na América Latina

O estudo "GEO-4: Perspectivas do Meio Ambiente Mundial", do Pnuma (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente), destacou em sua apresentação desta quarta-feira (20), em Mônaco, a vulnerabilidade da América Latina e do Caribe perante a mudança climática.

"Aumento do nível do mar, mais precipitações, maior risco de secas, ventos e chuvas mais fortes associadas a furacões, secas e inundações" estão no resumo do "GEO-4".

"As florestas tropicais da América Central e na Bacia do Amazonas, os mangues e recifes de coral do Caribe e outras áreas tropicais, os ecossistemas montanhosos dos Andes e as várzeas litorâneas são alguns dos ecossistemas mais vulneráveis perante os efeitos da mudança climática", segundo o Pnuma.

O relatório lembra que aumentaram o número e a força dos furacões nas regiões tropicais e dedica vários parágrafos à situação das geleiras andinas.

O estudo afirma que a América Latina e o Caribe "carecem de sistemas básicos de informação, observação e controle, desenvolvimento do potencial e marcos políticos institucionais e tecnológicos apropriados." (Folha Online)

Nenhum comentário: