quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mudança climática ameaça direitos humanos de milhões

A mudança climática ameaça os direitos humanos de milhões de pessoas, que correm o risco de perder acesso à habitação, alimentos e água potável, a menos que os governos façam uma intervenção para conter estes efeitos, afirmaram especialistas na terça-feira (19).

Em uma conferência sobre mudança climática e migração, autoridades da Organização das Nações Unidas disseram que o aumento do nível do mar e tempestades intensas, secas e inundações podem fazer com que muitas pessoas deixem suas casas e suas terras, algumas vezes de forma permanente.

"O aquecimento global e as extremas condições climáticas podem ter consequências calamitosas para os direitos humanos de milhões de pessoas", afirmou Kyung-wha Kang, alta-comissária adjunta da ONU para direitos humanos.

Kang, uma sul-coreana, relatou que os países têm a obrigação de "prevenir e tratar das consequências diretas que a mudança climática pode afetar os direitos humanos".

As ações do governo incluem fornecer abrigos, garantir boas condições sanitárias e prover água potável, além de garantir que os cidadãos tenham acesso a informações e tomem parte nas decisões, acrescentou Kang. (Estadão Online)

Nenhum comentário: