sábado, 23 de fevereiro de 2008

Fórum de legisladores do G8 termina com acordos parciais

Por Luana Lourenço, da Agência Brasil

Brasília - Parlamentares do G8 (grupo dos países mais ricos e a Rússia) e de cinco economias emergentes saíram sem um acordo final do fórum global de legisladores, que tinha como objetivo sugerir aos chefes de Estado recomendações contra as mudanças climáticas.

O grupo se reuniu na quarta (20) e quinta-feira (21) na reunião promovida pela Globe – Organização Mundial de Legisladores para um Ambiente Equilibrado.

As delegações não chegaram a um consenso para sugestão de um marco regulatório para o enfrentamento global das mudanças climáticas para o período pós-2012, quando terminará a primeira etapa de compromissos do Protocolo de Quioto.

De acordo com um dos principais negociadores do documento, Michael Jay, não houve consenso sobre limites toleráveis de aquecimento do planeta para a definição de metas de redução de emissão de gases de efeito estufa: “Não alcançamos um acordo sobre o estabelecimento de uma meta comum. Alguns sugerem 2° C, mas não é um consenso.”.

Na avaliação do negociador britânico, apesar da falta de consenso para o documento principal, a edição brasileira do fórum de legisladores do G8 “alcançou grandes progressos”. O grupo definiu um documento com recomendações sobre biocombustíveis e outro sobre uso ilegal de florestas.

Entre as orientações para políticas florestais, o documento cita a necessidade de proteção de mercados para madeira legal e produzida de forma sustentável, e recomenda a criação de leis para desestimular o comércio de madeira ilegal, tanto nos países de origem quanto nos compradores do produto.

Os legisladores do G8 voltarão a se reunir em junho, em Tóquio (Japão), para fechar o documento com as recomendações sobre mudanças climáticas aos chefes de Estado do G8, que se encontrarão no mês seguinte.

Crédito de imagem: Stockxchng

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: