quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Estudo sugere que mudança climática aumenta danos em plantações por insetos

Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (11) sobre um aquecimento global na pré-história chegou a conclusão de que nesse período ocorreu a multiplicação do consumo de alimentos por parte dos insetos. A conclusão, publicada na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences", sugere que a mudança climática atual pode aumentar os danos às colheitas e às florestas.

Os pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, que estudaram o impacto desse antigo aquecimento na flora pré-histórica, afirmaram que houve um grande dano à vegetação.

Segundo eles, as plantas pré-históricas parecem ter sido vítimas de um intenso ataque de uma população de insetos estranhamente grandes e vorazes.

Os cientistas acreditam que o aumento das temperaturas provocou uma migração de insetos dos trópicos para novos habitats, em latitudes tradicionalmente mais frias, com os níveis mais altos de CO2, dificultando o acesso aos nutrientes presentes nas plantas.

"Nosso estudo mostra convincentemente que há um vínculo entre a temperatura e o consumo de folhas pelos insetos", disse Elen Currano, autora principal do estudo. "Quando aumenta a temperatura, também aumenta a diversidade dos danos causados pela alimentação dos insetos nas diferentes espécies de plantas".

Currano e sua equipe examinaram mais de 5.000 fósseis de folhas que foram encontradas na bacia de Bighorn em Wyoming (Estados Unidos), que datam do período conhecido como paleoceno/eoceno termal máximo e os anos imediatamente anteriores e posteriores. (Folha Online)

Nenhum comentário: