terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Aumento de temperatura é que eleva nível do mar na Antártida

MICHAL BYRNES - REUTERS

SYDNEY - O aumento no nível do mar ao redor da Antártida na última década ocorreu quase exclusivamente pela alta da temperatura do oceano, e não por causa do derretimento de gelo, disse um cientista australiano à frente de um importante programa internacional de pesquisa.

O estudo de 15 anos sobre mudanças na temperatura e na salinidade do oceano revelou que as temperaturas médias aumentaram cerca de 0,3 grau.

Satélites mediram ainda um crescimento de cerca de dois centímetros no nível dos mares na região do Pólo Sul, em uma área equivalente a metade da Austrália, afirmou à Reuters Steve Rintoul, líder do programa que reúne Austrália, Estados Unidos e França.

"A maior contribuição até o momento foi o aquecimento dos oceanos por meio de expansão", disse Rentoul.

O programa de pesquisa vem medindo a temperatura e a salinidade do mar a uma profundidade de 700 metros, ao longo da rota de 2.700 quilômetros entre Hobart e a Antártida.

Ele produziu o maior registro contínuo de mudanças de temperatura e salinidade na região para os cientistas que estudam como os oceanos contribuem para o clima global.

"A pesquisa nos deu muita base para o que é sabido sobre a maneira como o oceano nesta região inóspita e de difícil acesso controla o clima global", acrescentou Rintoul.

O líder do projeto disse que o aumento do nível do mar não é uniforme na região e que nada garante que esse crescimento continue a ocorrer no mesmo ritmo no futuro.

Nenhum comentário: