terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aquecimento global ameaça sobrevivência de pingüins-reis

O aumento da temperatura dos oceanos leva a uma redução na população de pingüins adultos, de acordo com estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

De acordo com o levantamento, feito por meio do rastreamento de aves dotadas de sinalizadores subcutâneos, uma elevação de 0,26º C na temperatura da superfície do mar leva uma redução de 9% na população de pingüins-reis adultos. A análise baseou-se em dados levantados ao longo de nove anos, o que permitiu aos pesquisadores acompanhar seis ciclos de acasalamento e a taxa de sobrevivência dos animais adultos ao longo de oito anos.

Os autores do trabalho, encabeçado pela pesquisadora francesa Yvon Le Maho, notam que as previsões atuais sobre o aquecimento global dão conta de uma elevação de 0,2º C nessa temperatura a cada década nos próximos 20 anos.

Segundo eles, esse dado pode pôr a espécie em risco de extinção.

O pingüim-rei é uma espécie um pouco menor que o mais conhecido pingüim-imperador, e vive em ilhas ao norte da Antártida, alimentando-se principalmente de pequenos peixes e lulas. (Estadão Online)

Nenhum comentário: