segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Reunião do TAL Ambiental traça metas para 2008

O Projeto de Assistência Técnica para a Agenda de Sustentabilidade Ambiental  Tal Ambiental, realizou nesta quarta-feira (12) reunião do seu comitê técnico para avaliar os resultados de 2007 e traçar metas e estratégias para os próximos doze meses. O Tal Ambiental, segundo seu coordenar Mauro Pires, diretor da Secretaria Executiva do MMA, foi decisivo no cumprimento da agenda de sustentabilidade do governo, aportando subsídios técnicos, por exemplo, ao aperfeiçoamento da legislação ambiental e dos processos de licenciamento ambiental, de combate ao desmatamento e de gestão de recursos hídricos, entre outras ações conduzidas por diversas esferas do governo.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e integrado por técnicos dos ministérios das Cidades, das Minas e Energia, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional e do Turismo, além do Ibama, ICMBio e ANA, o Tal Ambiental foi criado para dar transversalidade à política ambiental e garantir que ela permeie as ações do governo. Seu objetivo é apoiar a realização de estudos, diagnósticos, análises e capacitações necessárias à consolidação e ao avanço de iniciativas no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

Um dos focos do Tal Ambiental em 2008 será produzir subsídios técnicos para a geração de energia de forma sustentável, uma das principais demandas atuais do País. Outro foco será a formulação de planos de emergência e instrumentos de prevenção e resposta a acidentes químicos (P2R2). O projeto conta com o apoio da GTZ, Agência de Cooperação Técnica do governo alemão, cooperação com o Pnud e financiamento do Banco Mundial que aportou US$ 7,9 milhões para serem investidos até o final de 2008. (MMA)

Nenhum comentário: