sábado, 8 de dezembro de 2007

Questões de comércio e clima devem ter tratamento multilateral, defende Amorim

Luana Lourenço
Enviada especial

Bali (Indonésia) - Ao participar hoje (8) do primeiro dia de reunião do Diálogo Informal dos Ministros de Comércio sobre Questões de Mudanças Climáticas, evento simultâneo à 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13), em Bali, na Indonésia, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que "tanto as questões de comércio quanto as mudanças climáticas, por serem assuntos globais, devem ser tratados de forma multilateral".

"É a primeira vez, desde a criação da OMC [a Organização Mundial do Comércio], que os ministros de comércio se reúnem para uma reunião como essa, é um bom sinal", avaliou.

O ministro, que também participará em Bali das negociações da COP-13, sinalizou uma possível flexibilização do Brasil em relação à inclusão de mecanismos de mercado na redução de emissões de gases de efeito estufa por desmatamento - hipótese que até agora vinha sendo enfaticamente descartada por representantes da delegação brasileira na conferência.

"Nenhuma proposta pode ser feita de maneira dogmática, então se houver alguma contraproposta que vá numa direção que a gente acha aceitável, vamos considerá-la", adiantou.

Amanhã (9), o chanceler fará uma reunião com a delegação brasileira e na quarta-feira (12) falará em nome do Brasil na abertura da etapa ministerial da COP. A delegação também estará representada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Nenhum comentário: