segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Juiz rejeita pedido de montadoras contra limite de emissão de gases nos EUA

Uma corte da Califórnia (EUA) rejeitou nesta quarta-feira (13) um pedido apresentado por empresas automotivas que tentam impedir as autoridades de impor novos limites para a emissão de gases causadores do efeito estufa.

O juiz Anthony Ishii, de uma corte distrital americana, concluiu que o Estado da California (oeste) tem o direito de impor novos limites à emissão de gases a partir de 2009, rejeitando os argumentos das montadoras, que consideram a medida ilegal.

A decisão da corte é uma vitória para a Califórnia, que tenta introduzir limites mais rigorosos às emissões dos automóveis para reduzir os níveis de gases causadores do efeito estufa.

Pela legislação americana, a Califórnia precisa de uma permissão da Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA, na sigla em inglês) para estabelecer novos limites.

O procurador-geral da Califórnia, Jerry Brown, e autoridades de outros 14 estados anunciaram em novembro que planejam forçar a EPA a emitir uma resolução sobre o tema. A EPA prometeu dar sua decisão antes do fim do ano.

A Califórnia aprovou uma lei em 2002 que exige que os fabricantes de automóveis reduzam as emissões dos veículos em 30% até 2016. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: