segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Indonésia propõe redução de 50% de emissões de gases até 2050

A Indonésia pediu durante a 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em Bali que os países desenvolvidos se comprometam a reduzir em 50% suas emissões de gases do efeito estufa até 2050.

A proposta da Indonésia, que preside a conferência, busca acordar um texto que agrade todas as partes.

No entanto, a UE (União Européia) ainda exige que a Conferência aprove um texto que indique uma maneira de explicitar melhor os compromissos dos países desenvolvidos de diminuírem suas emissões e fixe uma redução entre 25% e 40% para 2020.

Estados Unidos, Canadá e Japão não querem estabelecer esses compromissos na reunião de Bali, pois consideram que um acordo desse tipo pode condicionar as negociações dos próximos anos.

Compromissos - A quantidade de compromissos que os países desenvolvidos devem assumir e como isso ficará disposto no documento final é o único obstáculo das negociações, informaram fontes da delegação espanhola na conferência.

A ministra do Meio Ambiente espanhola, Cristina Narbona, elogiou a unidade que o G77 - grupo dos países em desenvolvimento, ao qual pertence o Brasil - mostrou na conferência.

O grupo reconheceu em Bali que também terão que assumir compromissos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, afirmou a ministra espanhola.

Ela ressaltou como é importante que esse acordo aproxime economias emergentes como China e Índia, grandes emissores de dióxido de carbono, principal responsável pelo aquecimento global.

A ministra disse que acredita que seja possível chegar a um acordo definitivo nas próximas horas, que definirá o plano que deverá ser seguido até que seja obtido um pacto multinacional para estabelecer em 2009 um novo Protocolo que dê continuidade ao de Kyoto, que expira em 2012.

"Aconteça o que acontecer, a UE já assumiu o compromisso de reduzir suas emissões em 20% até 2020", disse a ministra. (Folha Online)

Nenhum comentário: