sábado, 8 de dezembro de 2007

EUA, Japão e Canadá dificultam avanços sobre mudanças climáticas

Adital - O presidente da Organização Ecologista Amigos da Terra, Meena Raman, assegurou hoje que os Estados Unidos, Japão e Canadá dificultam os avanços na Conferência sobre Mudança Climática da ONU em sessões em Bali, ilha da Indonésia.

Raman, um dos líderes de organizações ecologistas que realizam aqui ações paralelas a esta reunião, afirmou que até agora esses três países industrializados tentam nas rodas de negociação limitar metas ambiciosas d evitar concessões concretas.

Inclusive, explicou a meios informativos, que se opuseram à formação de um grupo de trabalho para questões concretas referentes à transferência de tecnologia. Raman destacou que os países industrializados se comprometeram há anos a ajudar aos países pobres co tecnologias limpas para um melhor uso da energia, mas essas promessas foram descumpridas.

Como esperar das nações em desenvolvimento que realizem sua própria contribuição à proteção do clima, se é tão claro que os países industrializados não cumprem suas obrigações?

Por isso, pontuou, duvidamos que as nações desenvolvidas realmente considerem a mudança climática um tema de primeira línea. Estados Unidos só está disposto a firmar um acordo de proteção climática se os países em desenvolvimento são obrigados a regulamentos similares, ressaltou.

O Protocolo de Kyoto, agregou, só prevê redução de emissões para os países industrializados.

No mesmo sentido se pronunciou o diretor europeu da associação ecologista Rede de Ação do Clima, quem exigiu claras concessões dos Estados Unidos, Japão e Canadá na meta de reduzir as emissões até 2020 entre 25% a 40% abaixo do nível de 1990.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: