segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Clima tropical atinge regiões que só seriam atingidas no século XXII

Como se as conhecidas conseqüências da mudança climática já não fossem suficientes, agora há a informação de que o clima tropical acelerou sua expansão nos últimos 25 anos, atingindo regiões as quais deveria chegar apenas no próximo século.

Este é o alerta feito por especialistas de várias instituições acadêmicas dos Estados Unidos no último número da revista especializada britânica 'Nature Geoscience'.

Esta conclusão é fruto de uma análise feita por pesquisadores por meio dos resultados de estudos anteriores, que registraram as variações climatológicas vividas pelo planeta entre 1979 e 2004.

Nesse espaço de tempo, as zonas tropicais do planeta se estenderam por cerca de 2,5 graus sobre a latitude da Terra, o que provocou mudanças nas temperaturas atmosféricas, nos ventos e nos níveis de ozônio das regiões agora tropicais.

- As temperaturas tropicais são consideradas altas e, exceto nas grandes regiões de monção, as variações climatológicas entre os dias e as estações são pequenas se comparadas com os climas extratropicais - comentam os pesquisadores.

Acrescentam que 'outra característica importante dos trópicos é a prevalência de chuvas nas regiões mais próximas à linha do Equador, o que as diferencia das condições secas apresentadas pelas áreas subtropicais'.

Sobre estas últimas regiões, especificamente, os cientistas lançam outra advertência: com a expansão dos trópicos, as zonas subtropicais estão tendo que se deslocar e já alcançam espaços próximos ao Mar Mediterrâneo, ao norte do México e mesmo zonas da América do Sul onde antes esse clima não era presente.

- Uma expansão das áreas tropicais rumo aos pólos pode gerar inclusive condições mais secas para as regiões subtropicais do planeta, tão povoadas, mas podem produzir também um aumento da umidade em outras zonas - dizem os pesquisadores.

Para eles, 'um aumento na extensão dos trópicos faz com que a zona do planeta afetada por tempestades tropicais aumente ou mesmo possa provocar mudanças na direção e na evolução de ciclones'.

Em termos de cartografia e astronomia, a zona tropical do planeta se estende aproximadamente por cerca de 23,5 graus de latitude para norte (delimitada pelo Trópico de Câncer) e para sul (delimitada pelo Trópico de Capricórnio) a partir da linha do Equador, que "corta' a Terra pela metade.

Esta divisão geográfica não coincide com a climatológica, pois a identificação das zonas tropicais em termos climáticos é feita mediante padrões de precipitação e de temperaturas na superfície.
(Fonte: JB Online)

Nenhum comentário: