quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Austrália quer que EUA, China e Índia ratifiquem Kyoto

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, defendeu nesta quarta-feira (05) que tanto países desenvolvidos quanto em vias de desenvolvimento - inclusive Estados Unidos, China e Índia - assinem o Protocolo de Kyoto e definam metas de redução nas emissões.

Esta semana, Rudd assinou a ratificação do documento. "Nossa posição em relação a Kyoto é muito clara. Todos os países, desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, têm que fazer parte da solução global", disse, segundo a rádio australiana "Southern Cross".

O governante australiano destacou que China e Índia são fundamentais para o acordo.

A ratificação de Kyoto é uma mudança radical na postura da Austrália. Nos últimos anos, sob o ex-primeiro-ministro conservador John Howard, o país adotava a mesma posição dos EUA, que agora são o único país desenvolvido a se negar a assinar o documento.

Em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal "The Sydney Morning Herald", Rudd disse que explicará a nova estratégia da Austrália para combater o aquecimento global na próxima semana, na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Bali (Indonésia)

"Achamos que o planeta está sob crescente e significativa ameaça. Por isso, a necessidade de cooperação global não é uma opção, e sim uma urgência", comentou. (Folha Online)

Nenhum comentário: