terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Al Gore recebe Nobel pedindo adoção de medidas por China e EUA

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore recebeu o Prêmio Nobel da Paz nesta segunda-feira (10), e alertou que chegou o momento de deixar a guerra de lado contra o planeta e começar a fazer as pazes com a Terra. Gore disse que o resultado da batalha para salvar o planeta dependeria exclusivamente de os dois maiores emissores de gases do efeito estufa, os EUA e a China, adotarem "medidas corajosas".

O ativista do clima dividiu o prêmio de 2007 com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), cujo chefe, Rajendra Pachauri, conclamou os líderes reunidos na conferência do clima realizada atualmente na Indonésia a ouvirem os conselhos da ciência.

"Sem perceber, começamos a guerrear com a Terra", afirmou Gore em um texto preparado para o pronunciamento dele. "É hora de fazer as pazes com o planeta", disse. "A própria teia da vida, da qual dependemos, está sendo rasgada e desfiada", afirmou, na Prefeitura de Oslo.

"A Terra está com febre", disse, acrescentando que o mundo injeta na atmosfera, todos os dias, 70 milhões de toneladas de material responsável pelo aquecimento da Terra - em especial, dióxido de carbono.

Em vez de um "inverno nuclear" sobre o qual os cientistas davam alertas algumas décadas atrás, o planeta depara-se hoje com o perigo de um "verão do carbono", afirmou.

Gore, que perdeu a disputa pela Presidência dos EUA para George W. Bush em 2000, disse que gerações anteriores haviam tido a coragem de salvar a civilização quando seus líderes encontraram as palavras certas no último minuto. "Mais uma vez, deparamo-nos com o último minuto", afirmou.

"Temos de mobilizar nossa civilização rapidamente, com uma urgência e uma determinação vistas antes somente quando as nações mobilizaram-se para a guerra", disse, referindo-se à geração que derrotou o fascismo, na década de 1940.

Gore afirmou ter ficado profundamente emocionado ao transformar-se no segundo homem da pequena cidade de Carthage, Tennessee, a receber o Nobel da Paz. O primeiro foi Cordell Hull, secretário de Estado norte-americano, laureado em 1945 devido a seus esforços para criar a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Gore, salvar o meio ambiente deveria se tornar o "princípio organizatório central para comunidade mundial".

Pachauri, um cientista indiano, advertiu que o impacto das mudanças climáticas sobre alguns dos habitantes mais pobres e vulneráveis do planeta poderia mostrar-se "extremamente perturbador".

O chefe do IPCC afirmou que o aquecimento poderia provocar a extinção de várias espécies de seres vivos e um aumento acentuado nas temperaturas da Terra, de 4,5 graus Celsius em relação aos níveis de 1980-1999, algo potencialmente "grave e desastroso". (Estadão Online)


Nenhum comentário: