quarta-feira, 10 de outubro de 2007

WWF-Brasil participa do Live Earth: uma mobilização contra o aquecimento global


Deter as mudanças climáticas é o objetivo do encontro de cerca de um milhão de pessoas na praia de Copacabana, neste sábado, no Rio de Janeiro. O evento faz parte da iniciativa cultural global Live Earth, que espera reunir dois bilhões de pessoas em nove concertos por sete continentes durante as 24 horas do dia 07/07/2007.


O WWF-Brasil apóia o Live Earth, que promete ser a maior mobilização já realizada contra o aquecimento global e pretende despertar a vontade de mudança de hábitos ao redor do planeta. "As mudanças climáticas projetadas para os próximos 100 anos são, sem dúvida alguma, um dos maiores desafios a serem enfrentados pela humanidade", explica Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.


O Brasil é o quarto colocado no ranking dos maiores emissores mundiais de gases causadores do aquecimento do planeta, principalmente por causa do desmatamento da Amazônia e das queimadas. "Temos de agir imediatamente e adotar soluções sustentáveis em nossa casa, nas políticas públicas e no comportamento sócio-ambiental das empresas" afirma Denise.
"Estabelecer metas de redução do desmatamento, ser eficiente e consumir de maneira consciente são medidas efetivas que devem ser colocadas em prática já", completa.


O estudo "Agenda Elétrica Sustentável 2020", feito pelo WWF-Brasil e parceiros aponta alguns dos caminhos a serem seguidos, por exemplo, no setor de energia elétrica. O trabalho prevê economia de R$ 33 bilhões para os consumidores, diminuição no desperdício de energia de até 38% e geração de 8 milhões de empregos. " Podemos estabilizar as emissões dos gases causadores do efeito estufa e ainda afastar os riscos de novos apagões", explica Karen Suassuna, técnica em Mudanças Climáticas do WWF-Brasil.


Um dos maiores trunfos do relatório é a eficiência energética, ou seja, a diminuição do desperdício. Para exemplificar como as soluções sustentáveis podem ser aplicadas no dia-a-dia, o WWF-Brasil está preparando ferramentas de educação ambiental e mobilização. Dentro em breve o público poderá utilizar a "Pegada Ecológica", que calcula o impacto das ações individuais no meio ambiente, e a "Casa Eficiente", que oferece dicas de consumo sustentável de forma interativa.


Em Copacabana, durante o Live Earth, o WWF-Brasil promove as seguintes ações:

  • A partir de 8h - Escultura sobre mudanças climáticas na areia de Copacabana, ao lado local do show;
  • A partir de 11h - Participação em uma pedalada do Arpoador à Copacabana onde os participantes se comprometerão a ter atitudes sócio-ambientais corretas;
  • A partir de 13h - Recolhimento de assinaturas para a criação da Política Nacional de Mudanças Climáticas, em conjunto com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente (FBOMS);
  • A partir de 13h - Inflável em forma de termômetro no planeta Terra com 10 metros de altura próximo ao palco; e
  • A partir das 13h - Entrega de bandanas com dicas para ajudar o clima do planeta. O acessório é confeccionado com PET reciclado.

Nenhum comentário: