quarta-feira, 10 de outubro de 2007

OCDE alerta para níveis de poluição na Rússia e ex-URSS

Paris, 10 out (EFE).- A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) chamou hoje a atenção para o nível de poluição gerado na Rússia e em outras repúblicas ex-soviéticas devido a indústrias e infra-estruturas "não-adaptadas".

Juntamente com outras entidades, a OCDE elaborou um relatório que analisa a situação ambiental em cerca de 12 países do Leste Europeu e da Ásia Central, e destaca algumas conclusões negativas.

Afirma que o crescimento econômico da região alcança os 7% em média, mas a política ambiental não é desenvolvida na mesma intensidade.

Como casos concretos registrados, o relatório aponta que 47 milhões de pessoas na Rússia estão expostas a elevadas concentrações de dióxido de nitrogênio; metade da população rural do Tadjiquistão e um terço da da Moldávia não têm acesso à água potável; e a venda de gasolina com chumbo é legalizada em Turcomenistão e Tadjiquistão.

A OCDE atribui esses problemas à "herança comum da era soviética", cujos métodos em matéria do meio ambiente estavam "superados".

O documento recomenda que esses países situem o crescimento da economia e a proteção ao meio ambiente no mesmo nível de desenvolvimento.

A situação é mais preocupante se for considerada a força das indústrias energéticas nesses países, que estão entre os mais poluentes, e onde não há medidas para atenuar seus efeitos.

Por isso faz uma série de sugestões, como a definição de planos sobre sua atual situação ambiental e seu futuro, o desenvolvimento de estratégias que tenham mais consciência nesse âmbito, e investimentos para atenuar o efeito dos setores mais poluentes.

Fonte: Yahoo! Notícias

Nenhum comentário: