terça-feira, 16 de outubro de 2007

IPCC pede que Índia e China colaborem na luta contra o aquecimento global

O indiano Rajendra K. Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), organismo premiado na semana passada com o Nobel da Paz, pediu nesta segunda-feira (15) à Índia e China que "construam pontes para lutar de forma conjunta contra o aquecimento global".

Pachauri assinalou as cidades costeiras de Xangai e Calcutá - no leste da China e da Índia, respectivamente - como duas das mais "vulneráveis" ao aquecimento global, já que partes delas poderiam ficar alagadas pelo aumento no nível do mar.

"Se as geleiras do Himalaia começarem a derreter a um ritmo mais intenso, estas cidades poderiam enfrentar sérias inundações devido ao aumento do nível do mar", assegurou em Nova Délhi o presidente do IPCC.

"A Índia e a China também podem ter que enfrentar sérios problemas de escassez de água, caso as temperaturas globais sigam aumentando a este ritmo", acrescentou o cientista indiano, em sua primeira conferência após a concessão do Prêmio Nobel ao organismo que preside.

Pachauri pediu aos dois países mais povoados da Ásia que se unam para combater os efeitos da mudança climática, especialmente nefastos no Sul da Ásia e em Bangladesh. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: