quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Grupo de Trabalho do Ozônio se reúne para discutir eliminação de HCFCs

O Grupo de Trabalho do Ozônio se reúne nesta quarta-feira (03), em São Paulo. Ele discutirá os primeiros passos para colocar em prática, no Brasil, a recente decisão da 19ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal de antecipar os prazos de eliminação dos hidrofluorcarbonetos (HCFCs) - gases que destroem a camada de ozônio, têm efeito estufa e são usados, entre outros fins, como fluidos refrigerantes em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

De acordo com a decisão, em 2013, os países em desenvolvimento deverão congelar os níveis de consumo desses gases, conforme os registros de 2009, e de produção, a partir dos registros de 2010. Dois anos depois, deverá haver um redução de 10% em relação a 2009/2010. Em 2020, a redução será de 35% e, em 2025, de 67,5%. Tudo para eliminar completamente os HCFCs em 2030.

Todos os setores da iniciativa privada que usam esses gases foram convidados a participar da discussão. No encontro, serão debatidos: a necessidade da realização de um diagnóstico refinado sobre o consumo dos HCFCs no Brasil; em quais segmentos a conversão das indústrias é prioridade; e como identificar as indústrias que poderão receber recursos do Fundo Multilateral do Protoloco de Montreal para financiar suas conversões. "É o início de um plano nacional para eliminação desses gases. O debate é importante porque as empresas não podem mudar sua produção da noite para o dia", explica o diretor do Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Ruy de Góes.

O GT do Ozônio é formado por representantes do governo, da sociedade e do setor de indústrias. A reunião é aberta e inicia às 14h, no auditório da Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, na Avenida Rio Branco, nº 1492, em São Paulo. (MMA)

Nenhum comentário: