quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Governo prevê licitar em 2009 hidrelétrica de Belo Monte

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME - Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que o governo federal pretende licitar em 2009 a hidrelétrica de Belo Monte (PA). "Até abril de 2008 concluiremos os estudos da usina, para então dar início ao processo de obtenção das licenças ambientais", disse o executivo.

Segundo Zimmermann, há um esforço diário no ministério, em atuação conjunta com outros órgãos do governo federal, como a Casa Civil, em viabilizar o potencial hidrelétrico brasileiro. "As usinas do Madeira são uma realidade, porque já possuem a licença prévia e estão prestes a ser licitadas. Do mesmo modo, pretendemos também viabilizar futuramente Belo Monte e São Luís do Tapajós", comentou o executivo.

Sobre Santo Antônio, do rio Madeira, o presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, afirmou que o governo pretende recorrer da decisão judicial que manteve o contrato de exclusividade de fornecimento entre os principais fabricantes de turbinas e o consórcio Furnas e Odebrecht. "Pretendemos evitar novos atrasos no leilão", disse.

Zimmermann também contou que o ministério pretende levar a leilão no início de 2008 a linha de transmissão Tucuruí - Manaus - Amapá, que interligará a Região Norte ao SIN - Sistema Interligado Nacional. Considerando um cronograma de três anos de construção, o empreendimento deverá entrar em operação por volta de 2011. (Estadão Online)

Nenhum comentário: