segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Gases-estufa elevam a umidade da Terra, diz pesquisa

Os gases-estufa estão tornando a atmosfera da Terra mais úmida, o que pode levar a furacões mais potentes, temperaturas mais quentes e precipitações mais fortes nas regiões tropicais, afirmaram pesquisadores britânicos na quarta-feira (10).

As conclusões, publicadas na revista Nature, estão entre as primeiras a mostrar como os gases-estufa produzidos pelo homem afetaram os níveis globais de umidade nas últimas décadas, e podem dar indicações sobre as futuras mudanças no clima, disseram os pesquisadores.

"É mais uma peça do quebra-cabeça que diz que as mudanças climáticas estão acontecendo e que nós as influenciamos", disse Nathan Gillet, pesquisador da Universidade de East Anglia.

As emissões de gases como o metano e o dióxido de carbono, que aprisionam o calor na atmosfera, são responsabilizadas pelas mudanças no clima. Cientistas dizem que as temperaturas médias globais vão subir entre 2 e 6 graus Celsius até o fim do século, causando secas, enchentes e tempestades.

O ar mais quente retém mais vapor. "Já se prevê há muito tempo que a umidade aumentaria com o aumento dos gases-estufa", disse Gillet, que comandou o estudo. "Mas esse é o primeiro estudo que mostra um impacto humano significativo na umidade da superfície", disse ele numa entrevista por telefone.

A equipe britânica coletou dados de estações, bóias e navios climáticos no mundo inteiro para medir o efeito do aumento dos gases-estufa na umidade entre 1973 e 1999.

Uma simulação por computador mostrou que eventos naturais como vulcões e variações na luz do sol não poderiam ter produzido sozinhos o aumento na umidade, disse Gillet.

As conclusões são especialmente significativas nas regiões tropicais, que terão um aumento maior na umidade, porque já são quentes, disse ele. (Estadão Online)

Nenhum comentário: