quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Aquecimento global transforma lago mais ao norte da América

03/10/2007 - 10:42

O lago mais ao norte do continente americano sofreu mudanças sem precedentes nos dois últimos séculos devido ao aquecimento global, revelou nesta quarta-feira (26) uma equipe internacional de pesquisadores.

O lago Ward Hunt, localizado numa pequena ilha do mesmo nome no parque de Quttinirpaaq, é um indicador das conseqüências do aquecimento global, afirmaram.

Em 2003, os pesquisadores tiraram uma amostra de 18 centímetros deste lago coberto permanentemente por quatro metros de gelo. A amostra, que contém pigmentos de algas e restos de diatomáceas, foi utilizada para reconstituir a composição deste ecosistema até o período da última era glacial.

Nos dois últimos centímetros da amostra, que correspondem aos dois últimos séculos, a concentração de clorofila era 500 vezes superior, o que indica que as condições atuais são "mais propícias ao crescimento de algas", considerou Dermont Antoniades, o principal autor do estudo.

"A ausência de diatomáceas e a fraca concentração de pigmentos abaixo dos 2,5 primeiros centímetros da amostra sugerem que o lago ficava congelado permanentemente antes de 1800", disse o cientista, que atribuiu esta transformação ao aquecimento global.

Informações Adicionais:
Fonte: Ambientebrasil

Nenhum comentário: