terça-feira, 4 de setembro de 2007

Merkel pede que países emergentes reduzam emissões de gases

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu nesta sexta-feira (31) aos países emergentes que reduzam as emissões de CO2, relacionadas ao aquecimento do planeta.

Merkel realiza uma visita a Kyoto. Na cidade japonesa foi assinado há dez anos o protocolo de mesmo nome com o qual os países se comprometeram a colocar em andamento medidas para lutar contra a mudança climática.

"Não creio que os países emergentes devam ser autorizados a emitir sem limites dióxido de carbono. Devem fixar limites de emissões no futuro e, inclusive, já a partir de agora, de acordo com seu grau de crescimento econômico", afirmou.

"São os países industrializados os que, em primeiro lugar, devem se esforçar para reduzir suas emissões. Mas, para solucionar o problema da mudança climática, é preciso a cooperação dos países emergentes", acrescentou.

A mudança climática é o tema central da visita da chanceler ao Japão, com o objetivo de preparar a conferência de Bali, na qual será negociada a continuação do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, e a próxima presidência japonesa do G8.

Folha Online

Nenhum comentário: