sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Mais 100 mil famílias devem produzir matéria para biodisel nesta safra, prevê ministro

O governo federal espera que mais 100 mil famílias da agricultura familiar, na safra 2007 e 2008, passam a fornecer matéria-prima para produtores de biodiesel. A informação é do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que participou nesta quarta-feira (26) da segunda reunião do Selo Combustível Social. Esse selo é concedido pelo ministério a empresas que compram de agricultores familiares matérias-primas como soja, mamona, dendê e girassol para a produção de biodiesel.

Segundo o ministério, atualmente 21 empresas possuem o Selo Combustível Social, o que representa a inserção de mais de 90 mil agricultores familiares na cadeia produtiva de matérias-primas como a soja, a mamona, o dendê e o girassol para o processo de fabricação do biodiesel, em aproximadamente 540 mil hectares plantados.

O ministro afirmou que definição da matéria-prima adequada para a produção de biodiesel vai depender das condições de mercado. “O biodiesel, por ser um programa inovador, é evidente que a cada momento se abre questionamentos e possibilidades. Uma delas é com que matéria-prima fazer o biodiesel. O importante é que o país tem um conjunto de matérias-primas disponíveis que são capazes de suprir o fornecimento de biodiesel”, disse o ministro.

Segundo o ministro, atualmente as condições de mercado têm possibilidade a produção de biodiesel principalmente a partir da soja. “Então vamos ter que conviver com isso sempre. Isso não é nenhum defeito. Isso é uma possibilidade inclusive. É ótimo que a gente tenha um combustível que possa reagir a flutuação de preços, que se tenha reservas. Se não dá para fazer com soja, você tem reserva de mamona, girassol. É uma qualidade do Programa (Nacional de Produção e Uso de Biodiesel) que pode ter plasticidade em função das oscilações de preço”.

“O grande problema que poderia ter esse programa é não produzir combustível suficiente para pagar suas metas. E está sendo produzindo a partir da agricultura familiar”, garantiu o ministro. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: