terça-feira, 21 de agosto de 2007

Presidente mexicano põe mudança climática na pauta da Apec

O presidente do México, Felipe Calderón, defenderá as estratégias para enfrentar a mudança climática global durante sua participação na 15ª reunião da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

Ao confirmar sua presença nesse fórum de 21 países, que será realizado em Sydney (Austrália) em 8 e 9 de setembro, Calderón indicou que visitará a Nova Zelândia e Índia nos dias prévios, segundo um comunicado divulgado na segunda-feira (20).

Na solicitação que enviou à Comissão Permanente do Congresso para ausentar-se do país, Calderón disse que em sua intervenção ante à Apec vai reiterar "a importância que o México dá ao êxito da conclusão da Rodada de Doha da OMC (Organização Mundial do Comércio)".

Além disso, insistirá na necessidade de uma reforma da Apec para "aumentar sua eficácia", de modo que sua agenda se oriente em benefício do México.

O tema da próxima cúpula de governantes da Apec será "Fortalecendo a nossa comunidade, construindo um futuro sustentável".

Previamente, em 6 e 7 de setembro, Calderón irá visitar oficialmente a Nova Zelândia, a convite da primeira-ministra do país, Helen Clark. Ele também estará na Índia entre 9 e 12 de setembro - há mais de 20 anos um presidente mexicano não visita o país.

Calderón se dispõe ainda a viajar ao Canadá, para assistir de 17 a 22 de agosto à cúpula de governantes da América do Norte.

Folha Online

Nenhum comentário: