segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Merkel viaja à Groenlândia para discutir mudança climática

A chanceler alemã, Angela Merkel, viajou na quinta-feira (16) à Groenlândia para uma visita centrada nas conseqüências da mudança climática, entre críticas da oposição ao que considera uma "política meramente simbólica".

A chefe do governo alemão fará uma visita de dois dias acompanhada do ministro do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel.

Cientistas e especialistas consideram a ilha gelada uma das áreas do planeta mais afetadas pela mudança climática e também um dos lugares onde seus efeitos são mais acelerados, já que nos últimos dez anos sua temperatura aumentou em mais de 1,5ºC.

Merkel colocou a visita na agenda da presidência alemã do G8 e como parte do compromisso de seu governo de liderar a luta contra a mudança climática. Segundo seu porta-voz, Ulrich Wilhelm, com a viagem a chanceler quer mostrar "o grande desafio que a luta contra a mudança climática representa para a humanidade".

O presidente dos Verdes, Reinhard Bütikofer, qualificou a visita como mera "propaganda", baseada em uma "política de símbolos" da atual grande coalizão de governo. "Mais do que gestos, são necessárias ações", afirmou o líder do partido, ex-parceiro de governo com o antecessor de Merkel, Gerhard Schröder.

Folha Online


Nenhum comentário: